Emprego da metodologia da problematização no estudo da dificuldade de produção escrita entre alunos do ensino superior

Autores

  • Carla Rosane Paz Arruda Téo Universidade Estadual de Londrina
  • Silvia Renata Machado Coelho Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2002v23n1p63

Palavras-chave:

Metodologia da Problematização, Leitura, Interpretação, Produção Escrita.

Resumo

Com o objetivo inicial de exercitar o emprego da Metodologia da Problematização foi realizado o presente trabalho. Seguindo as etapas desta metodologia foi definido para estudo o problema da dificuldade de produção escrita entre alunos do ensino superior, fato que gera preocupação entre docentes das mais diversas áreas por ser esta uma habilidade fundamental para o bom desempenho dos futuros profissionais formados. Os resultados encontrados permitiram inferir que os alunos do ensino superior não apresentam hábito de leitura, o que não os torna aptos para a leitura crítica, culminando com uma acentuada dificuldade de produção escrita. Conclui-se que somente será possível amenizar o problema estudado mediante esforço coletivo do corpo docente, no sentido de implantar na rotina acadêmica situações reais de incentivo à leitura crítica e à produção escrita. Pelo exercício com a Metodologia da Problematização foi possível concluir que a mesma deve ser difundida, já que oportuniza contribuições efetivas às realidades trabalhadas, através da fase de aplicação prática, quando os autores assumem seu compromisso de ação transformadora.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Rosane Paz Arruda Téo, Universidade Estadual de Londrina

Nutricionista, Mestranda em Ciência de Alimentos/UEL, Coordenadora do Curso de Nutrição da Universidade Paranaense - UNIPAR/Campus Toledo – Av. Parigot de Souza, 3636 – Jardim Prada – Toledo/PR – 85 900 000.

Silvia Renata Machado Coelho, Universidade Estadual de Londrina

 

Engª. Agrônoma, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos/UFG, Doutoranda em Ciência de Alimentos/UEL, Professora do Curso de Nutrição da Universidade Paranaense - UNIPAR/Campus Toledo.

Downloads

Publicado

26.11.2002

Como Citar

TÉO, C. R. P. A.; COELHO, S. R. M. Emprego da metodologia da problematização no estudo da dificuldade de produção escrita entre alunos do ensino superior. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 63–78, 2002. DOI: 10.5433/1679-0383.2002v23n1p63. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3854. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre