Emprego da metodologia da problematização no estudo da dificuldade de produção escrita entre alunos do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2002v23n1p63Palavras-chave:
Metodologia da Problematização, Leitura, Interpretação, Produção Escrita.Resumo
Com o objetivo inicial de exercitar o emprego da Metodologia da Problematização foi realizado o presente trabalho. Seguindo as etapas desta metodologia foi definido para estudo o problema da dificuldade de produção escrita entre alunos do ensino superior, fato que gera preocupação entre docentes das mais diversas áreas por ser esta uma habilidade fundamental para o bom desempenho dos futuros profissionais formados. Os resultados encontrados permitiram inferir que os alunos do ensino superior não apresentam hábito de leitura, o que não os torna aptos para a leitura crítica, culminando com uma acentuada dificuldade de produção escrita. Conclui-se que somente será possível amenizar o problema estudado mediante esforço coletivo do corpo docente, no sentido de implantar na rotina acadêmica situações reais de incentivo à leitura crítica e à produção escrita. Pelo exercício com a Metodologia da Problematização foi possível concluir que a mesma deve ser difundida, já que oportuniza contribuições efetivas às realidades trabalhadas, através da fase de aplicação prática, quando os autores assumem seu compromisso de ação transformadora.
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