O emprego do endomarketing em cooperativas de crédito: estudo de caso da UFV-Credi e da Unicred-Viçosa

Marcelo José Braga, Antonio João Hocayen da Silva, Henrique Lopes Dornelas

Resumo


O Endomarketing pode ser conceituado como um conjunto de atividades voltadas para o interior da organização, cuja finalidade é valorizar o ser humano. Para que as cooperativas de crédito sejam competitivas, elas devem adotar estratégias de Endomarketing, que combinem elementos de motivação, treinamento e comunicação. Procurou-se com o presente estudo, verificar como a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Universidade Federal de Viçosa – LTDA / UFV-CREDI e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e demais Profissionais da Saúde de Viçosa Ltda – UNICRED/VIÇOSA-MG estão utilizando as ferramentas oferecidas pelo Endomarketing. Na metodologia foi realizado um estudo acerca do Endomarketing e das cooperativas de crédito, para posteriormente realizar a aplicação de questionários aos funcionários e aos cooperados das cooperativas. Após a análise dos dados obtidos, chegou-se a conclusão de que a UFV-CREDI e a UNICRED/ VIÇOSA-MG estão conseguindo atingir os seus objetivos de forma eficaz, pois suas estratégias de Endomarketing têm apresentado resultados positivos, permitindo que as mesmas consigam captar novos cooperados bem como manter os seus cooperados e os seus funcionários motivados e satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas.

 

 


Palavras-chave


Cooperativas de Crédito; Endomarketing; Estratégias.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2002v23n1p49

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


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