Cursos seqüenciais: avaliação da profissão professor universitário a luz da teoria de Theodor

Autores

  • Irene Domenes Zapparoli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2005v26n1p43

Palavras-chave:

Cursos seqüenciais, Professor universitário, Avaliação. Barbárie, Tabus.

Resumo

A criação dos cursos seqüenciais é a mais recente inovação na reforma do ensino superior brasileiro. As crises e reformas da universidade na época moderna se pautavam nas acusações de se haverem perpetuado na instituição de ensino superior ensinamentos ultrapassados, baseando-se nas antigas autoridades medievais (CHARLE ; VERGER, 1996). Esses fatores vêm levando à criação de programas internacionais de avaliação. No plano nacional, o Brasil tem sua trajetória de avaliação iniciada no Programa de Avaliação das Universidades Brasileiras (PAIUB), implementado em 1993, que se transformou, em 1996, no Exame Nacional de Cursos (ENC-Provão) e, em abril de 2004, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Essas modificações aumentam os problemas que envolvem uma questão tão polêmica, a avaliação. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo apreender a avaliação do professor universitário de cursos seqüenciais sob a luz da teoria ‘A Indústria Cultural’ e ‘Tabus acerca do magistério’ no qual Adorno trata da desbarbarização da humanidade como pressuposto imediato da sobrevivência. Como metodologia, além da fundamentação teórica, foram aplicados 400 questionários e retornaram 227 respondidos pelos alunos dos cursos seqüenciais de uma universidade. O estudo permitiu evidenciar que na comunidade universitária o sistema de avaliação proporciona o que se pode chamar de barbárie, presente nas vendas de cursos e fechamento de outros que não conseguem boa classificação, não havendo mecanismo que considerem a demanda social. Para que a desbarbarização se objetive a universidade precisa libertar-se dos tabus que os alunos possuem quando, nas entrelinhas dos instrumentos de avaliação, são incumbidos de efetuar a avaliação sob cuja pressão se reproduz à barbárie.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Irene Domenes Zapparoli, Universidade Estadual de Londrina

 

Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutoranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Downloads

Publicado

27.06.2005

Como Citar

ZAPPAROLI, I. D. Cursos seqüenciais: avaliação da profissão professor universitário a luz da teoria de Theodor. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 43–58, 2005. DOI: 10.5433/1679-0383.2005v26n1p43. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3796. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre