Estilo motivacional do professor e a motivação extrínseca dos estudantes

Autores

  • Amélia Carolina Terra Alves Machado Universidade Estadual de Londrina
  • Sueli Edi Rufini Guimarães Universidade Estadual de Londrina
  • José Aloyseo Bzuneck Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2006v27n1p03

Palavras-chave:

Teoria da autodeterminação, Estilo motivacional, Motivação extrínseca.

Resumo

O ambiente de sala de aula é apontado como fator determinante do interesse dos alunos com conteúdos escolares. Nesse contexto, o estilo motivacional do professor é considerado uma das principais influências na motivação dos estudantes. A literatura aponta para uma predominância de motivação extrínseca em relação à escola em decorrência, principalmente, das ações do professor em sala de aula. Neste trabalho serão apresentadas, na perspectiva da Teoria da Autodeterminação, as implicações do estilo motivacional do professor para o envolvimento de alunos. Além disso, serão descritos os procedimentos e resultados de uma etapa do trabalho de validação da versão brasileira de um questionário de avaliação do estilo motivacional do professor (Problems in Schools). Com base na literatura da área, foram elaborados itens de avaliação do estilo motivacional e esse instrumento inicial foi apresentado a um grupo de 10 professores. Neste artigo são apresentadas as análises das entrevistas realizadas após o contato com o instrumento.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amélia Carolina Terra Alves Machado, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em Pedagogia. Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil. Bolsista do: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq.

Sueli Edi Rufini Guimarães, Universidade Estadual de Londrina

 

Profª. Dr.ª da Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Comunicação e Artes.

José Aloyseo Bzuneck, Universidade Estadual de Londrina

 

Profº. Dr.º da Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação. Campus Universitário- Londrina, PR.

Downloads

Publicado

28.06.2006

Como Citar

MACHADO, A. C. T. A.; GUIMARÃES, S. E. R.; BZUNECK, J. A. Estilo motivacional do professor e a motivação extrínseca dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 03–13, 2006. DOI: 10.5433/1679-0383.2006v27n1p03. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3786. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre