O uso da metodologia da problematização para a investigação sobre avaliação da aprendizagem. O que há de específico para o ensino superior?

Autores

  • Katiane Cavalcante de Moraes Universidade Estadual de Londrina
  • Neusi Aparecida Navas Berbel Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2006v27n2p169

Palavras-chave:

Práticas de avaliação, Ensino Superior, Metodologia da Problematização.

Resumo

Este estudo apresenta uma investigação das práticas adotadas por professores universitários na avaliação da aprendizagem. Utilizou-se a Metodologia da Problematização, por meio do Arco de Maguerez, constando de cinco etapas: Observação da Realidade e definição do problema, Pontos-chave a estudar, Teorização, Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade. Como observação da realidade, foram entrevistados professores do ensino fundamental e médio e realizou-se um resgate de memória das práticas avaliativas vivenciadas pelas autoras. O problema definido foi “O que há de específico, na avaliação da aprendizagem, para o Ensino Superior?”. Foram salientados quatro pontos-chave: 1-Os objetivos pretendidos no ensino superior conforme a literatura. 2-Modalidades avaliativas existentes na literatura. 3-As exigências da Instituição de Ensino Superior quanto à avaliação. 4-As avaliações praticadas na UEL. Para a teorização, utilizou-se a revisão de literatura, a análise de entrevistas com docentes da UEL e a análise de documentos oficiais da instituição. Concluiu-se que as práticas avaliativas mais específicas do nível de ensino superior são: publicação de artigos, participação em projetos, seminários e trabalhos de campo. Nas hipóteses de solução, constaram a publicação e divulgação da pesquisa. Como aplicação da pesquisa, o compromisso das autoras é de divulgá-la e utilizarem-se dos resultados em sua própria atuação profissional.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Katiane Cavalcante de Moraes, Universidade Estadual de Londrina

 

Aluna do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina.

Neusi Aparecida Navas Berbel, Universidade Estadual de Londrina

 

Professora do Departamento de Educação da UEL e do curso de Mestrado em Educação.

Downloads

Publicado

27.11.2006

Como Citar

MORAES, K. C. de; BERBEL, N. A. N. O uso da metodologia da problematização para a investigação sobre avaliação da aprendizagem. O que há de específico para o ensino superior?. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 169–186, 2006. DOI: 10.5433/1679-0383.2006v27n2p169. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3748. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre