A importância do Direito Romano na formação do jurista brasileiro

Autores

  • Marilia Salerno Universidade Estadual de Londrina
  • Adiloar Franco Zemuner Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2006v27n2p125

Palavras-chave:

Direito Romano, Direito Civil, . Estudo do Direito, Jurista Brasileiro.

Resumo

Este artigo resulta de um projeto de pesquisa no que se demonstrou a importância do estudo do Direito Romano na formação do jurista brasileiro. Trata-se de um tema que é atualmente debatido tanto em países europeus, como em países latino-americanos, principalmente no Brasil, pelo fato de os princípios e normas do sistema de Roma constituírem a base do Direito de vários países. Preliminarmente, conceitua-se o Direito Romano e os principais acontecimentos que ensejaram o seu nascimento, distribuídos em períodos. Na seqüência, demonstra-se, em breve histórico, o desenvolvimento e o esquecimento temporário do Direito Romano, para posteriormente ressaltar o ressurgimento de seu estudo pelas Escolas que surgiram a partir do século XII, em razão de sua aplicação prática que o denominou de Direito comum. A Escola Jusnaturalista. que pregava a codificação do Direito (no século XVIII), embasou o texto e conduziu à  promulgação do Código da Prúsia, a partir do qual surgiram o Código Francês, o Código Alemão e outros textos legais. Posteriormente, registra-se a aplicação prática do Direito Romano no Brasil, por meio das Ordenações de Portugal, que vigoraram até a promulgação do primeiro Código Civil em 1916. Esse último,foi recentemente revogado pelo Código Civil de 2002, que passou a viger em 2003. Ressalte-se, ainda, que os diversos Códigos Civis Brasileiros revelam expressiva influência do Direito Romano na elaboração de seus textos. Finalmente, em conclusão, comprova-se a importância do estudo do Direito Romano para a formação teórico-prática do jurista brasileiro.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marilia Salerno, Universidade Estadual de Londrina

 

Professora de Direito Civil/Romano, no Curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina; membro fundador da União dos Romanistas Brasileiros; Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina.

Adiloar Franco Zemuner, Universidade Estadual de Londrina

 

Professora de Direito Civil/Empresarial, no Curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina; Doutoranda pela Universidad del Museo Social Argentino, Buenos Aires; Mestre em Direito Internacional pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

28.11.2006

Como Citar

SALERNO, M.; ZEMUNER, A. F. A importância do Direito Romano na formação do jurista brasileiro. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 125–133, 2006. DOI: 10.5433/1679-0383.2006v27n2p125. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3744. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre