As Estratégias de implantação do Sistema Único de Saúde como espaço sócio político de atuação do assistente social

Autores

  • Pâmela Migliorini Claudino da Silva Universidade Estadual Paulista
  • Íris Fenner Bertani Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2006v27n2p107

Palavras-chave:

Humanização, Saúde, Programa de Saúde da Família, Educação Permanente em Saúde, Serviço Social.

Resumo

A Política de Educação Permanente em Saúde constitui uma importante estratégia para transformar o modelo de assistência e reorganizar, em nosso país, os serviços de saúde, tradicionalmente curativos. Dentro dessa perspectiva, procuramos estudar o Programa de Saúde da Família (PSF) como uma política pública. Ao ser elaborado conforme os princípios da educação permanente, o programa deverá constituir uma ação indispensável para alcançar a humanização nos serviços públicos de saúde. Partindo do pressuposto de que o PSF transformou-se em uma das mais essenciais estratégias de reorientação do modelo de atenção básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamos da necessidade da superação da hierarquia – profissional da saúde/paciente – e a importância do controle social, para que suas ações focalizem, adequadamente, os problemas. Na expectativa de romper a visão fragmentada do usuário, apontamos como fundamental a prática da intersetorialidade entre as diversas políticas públicas, no sentido de superar o caráter assistencialista/curativo da nossa saúde. Para isso, discutimos a possibilidade de inserção do assistente social na equipe de saúde do PSF por ser profissional qualificado a empreender uma política educativa de enfrentamento da questão social.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pâmela Migliorini Claudino da Silva, Universidade Estadual Paulista

 

Assistente Social, graduada pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP/Franca (SP).

Íris Fenner Bertani, Universidade Estadual Paulista

 

Doutora em Serviço Social pela PUC/SP, Livre docente pela UNESP. Chefe do Departamento de Serviço Social da Faculdade de História, Direito, Serviço Social da UNESP – Campus de Franca (SP), Franca (SP).

Downloads

Publicado

28.10.2006

Como Citar

SILVA, P. M. C. da; BERTANI, Íris F. As Estratégias de implantação do Sistema Único de Saúde como espaço sócio político de atuação do assistente social. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 107–124, 2006. DOI: 10.5433/1679-0383.2006v27n2p107. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3743. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre