A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores

Autores

  • Andréa Aparecida Colombo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2007v28n2p121

Palavras-chave:

Metodologia da problematização, Saberes de professores, Formação de professores.

Resumo

Com a presente pesquisa, propôs-se uma análise acerca da temática saberes de professores, especificamente a investigação sobre quais são os saberes que podem ser mobilizados/estimulados por meio da Metodologia da Problematização (M.P.) com o Arco de Maguerez (que se constitui com cinco etapas: observação da realidade e definição do problema, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade), em seus participantes. Utilizou-se a pesquisa exploratório-descritiva, por meio da literatura que trata de saberes de professores e da Metodologia da Problematização. A pesquisa possibilitou ampliar a compreensão quanto ao grande potencial pedagógico dessa metodologia enquanto método de ensino, de pesquisa ou outras aplicações, como na orientação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC –, pelos saberes que foram associados a cada uma de suas etapas (saberes pedagógicos, curriculares, disciplinares, profissionais, experienciais, entre outros). Reforçou o aprendizado anterior acerca desta temática, tanto pelo processo científico, quanto pela análise crítica desenvolvida a partir do referencial teórico utilizado. Desse modo, ampliou-se a visão de que a M.P. pode ser utilizada na formação de professores, como um processo contínuo que pode incluir pesquisas acerca da docência, como um caminho que estimula a utilização e a aquisição de diferentes saberes, o que permite uma formação ampliada desse profissional, além de prepará-lo para uma ação de transformação da realidade educacional da qual faz parte.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréa Aparecida Colombo, Universidade Estadual de Londrina

Aluna de Graduação em Pedagogia, com início em 2004 e conclusão em 2007. Bolsista de Iniciação Científica PROIC/UEL, de dez./2005 até o momento. Aluna do 2º ano de graduação em Língua e Cultura Francesa na UEL. Participação em Projetos de Ensino, de Extensão e de Monitoria Acadêmica durante a graduação.

Downloads

Publicado

29.11.2007

Como Citar

COLOMBO, A. A. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 121–146, 2007. DOI: 10.5433/1679-0383.2007v28n2p121. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3733. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre