Concepções sobre Psicologia Organizacional e do Trabalho entre estudantes de Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2020v41n1p63

Palavras-chave:

Formação profissional, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Concepções.

Resumo

Esta pesquisa investigou as concepções sobre Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) entre estudantes de Psicologia do interior paulista. Foi realizada a comparação entre respostas de estudantes iniciantes e concluintes (n=99). Os dados foram coletados por meio de questionário individual, aplicado em cinco unidades de ensino mediante prévia autorização institucional e dos participantes. Devidamente tratados, os dados foram submetidos à análise de conteúdo. A hipótese que motivou esta pesquisa foi de que haveria diferença qualitativa entre respostas emitidas por estudantes iniciantes e concluintes, e que tal diferença seria decorrente da exposição dos mesmos aos conteúdos proporcionados pelo curso. Os resultados, contudo, não confirmaram essa hipótese. Eles refletem uma realidade de concepções sobre a POT que inspira cuidados e a organização de um conjunto de práticas, em nível interinstitucional, para promover melhorias. Assim, são propostas estratégias com a finalidade de contribuir para um melhor ensino da POT.

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Biografia do Autor

Mário Lázaro Camargo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru),

Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
(USP-FFCLRP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
(Unesp), São Paulo, Brasil

Renata Carvalho de Jesus Macedo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru)

Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru), Bauru, São Paulo, Brasil

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

CAMARGO, M. L.; MACEDO, R. C. de J. Concepções sobre Psicologia Organizacional e do Trabalho entre estudantes de Psicologia. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 63–80, 2020. DOI: 10.5433/1679-0383.2020v41n1p63. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/34591. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê