Um convite de Allah: experiência etnográfica de uma pesquisadora no campo das religiões

Autores

  • Vivian Fukumasu da Cunha Universidade de São Paulo
  • Francirosy Campos Barbosa Universidade de São Paulo
  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade de São Paulo (EERP-USP).

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2018v39n2p213

Palavras-chave:

Religião. Espiritualidade, Etnopsicologia, Metodologia qualitativa

Resumo

A etnografia é uma metodologia qualitativa que busca apreender a maneira de viver e as experiências das pessoas, o que pode beneficiar as pesquisas em torno da religiosidade/espiritualidade (R/E) em comunidades de referência. O objetivo deste estudo foi narrar uma experiência etnográfica de uma pesquisadora da área de R/E em visita a uma mesquita localizada no interior do Estado de São Paulo, discutindo suas impressões e diálogos com seu próprio campo empírico. As estratégias metodológicas utilizadas foram a observação direta e o diário de campo. A experiência etnográfica narrada pode ser útil para adentrar uma realidade de modo a evitar generalizações à primeira vista, exprimindo-a a partir da lente descritiva do pesquisador, de modo a articulá-la com conhecimentos existentes e/ou produzir novos. Em diálogo com a etnopsicologia, destacou-se a importância de manter uma postura de alteridade indispensável, a fim de compreender o universo religioso dos muçulmanos e refletir sobre como a R/E está presente em suas experiências pessoais e comportamentos. Por fim, considera-se que a etnografia não é fruto de uma ida a campo, mas de várias idas e vindas a campo, aos textos e aos diversos universos implicados, no entanto, esse exercício é fundamental ao pesquisador no campo da R/E.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vivian Fukumasu da Cunha, Universidade de São Paulo

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Francirosy Campos Barbosa, Universidade de São Paulo

Pós Doc pela Universidade de Oxford, doutorado em Antropologia - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP. Professora e Pesquisadora no Departamento de Psicologia Social na Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (FFCLRP).

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Downloads

Publicado

30.12.2018

Como Citar

FUKUMASU DA CUNHA, V.; CAMPOS BARBOSA, F.; SCORSOLINI-COMIN, F. Um convite de Allah: experiência etnográfica de uma pesquisadora no campo das religiões. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 213–228, 2018. DOI: 10.5433/1679-0383.2018v39n2p213. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/34204. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)