Considerações sobre o assédio moral como fator contribuinte para os episódios depressivos no trabalho: a violência velada e o adoecimento mental do trabalhador

Autores

  • Mário Lázaro Camargo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho http://orcid.org/0000-0003-1802-2382
  • Natália de Sousa Almeida Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências
  • Edward Goulart Júnior Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Departamento de Psicologia http://orcid.org/0000-0002-4923-433X

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2018v39n2p129

Palavras-chave:

Assédio Moral, Episódios Depressivos, Saúde do Trabalhador, Gestão de Pessoas

Resumo

O trabalho é um importante elemento constituinte da identidade e subjetividade do ser humano, ao passo que também pode participar dos processos de construção do sofrimento físico ou psíquico decorrentes de demandas que vão além do que o indivíduo pode desempenhar em se tratando de suas potencialidades e limitações, sobretudo se ocorrem num ambiente com pouca de qualidade de vida no trabalho. O presente estudo, realizado mediante levantamento temático na literatura nacional, objetivou discutir a relação do assédio moral praticado nas organizações com eventuais prejuízos à saúde mental do trabalhador, especificamente o episódio depressivo. Com base nos principais indexadores científicos (Scielo, BVS-Psi, PepsiCo e Google Scholar) e a partir dos descritores “assédio moral and depressão”, com delimitação cronológica até julho de 2018, verificamos uma significativa quantidade de textos acerca do tema assédio moral, porém com pouca quantidade de textos correlacionando o assédio moral e os episódios depressivos no trabalho. Nossas considerações finais, contudo, apontam para a íntima relação entre assédio moral e a vulnerabilidade psíquica no trabalhador, e, por isso, propomos algumas ações estratégicas para a atuação da área de Gestão de Pessoas nas organizações, visando a prevenção e combate ao assédio moral.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mário Lázaro Camargo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Psicologia pela USP-FFCLRP - Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Professor Assistente na Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências. 

Natália de Sousa Almeida, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -Unesp. Faculdade de Ciências, Campus de Bauru.

Edward Goulart Júnior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Departamento de Psicologia

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas. Professor Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Downloads

Publicado

30.12.2018

Como Citar

CAMARGO, M. L.; ALMEIDA, N. de S.; JÚNIOR, E. G. Considerações sobre o assédio moral como fator contribuinte para os episódios depressivos no trabalho: a violência velada e o adoecimento mental do trabalhador. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 129–146, 2018. DOI: 10.5433/1679-0383.2018v39n2p129. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/34170. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Mundo(s) do trabalho, Modo(s) de trabalhar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)