Análise crítica do modelo BPSO-96 de QVT a partir da teoria da atividade de A. N. Leontiev

Autores

  • Flavia Pracidelli Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • João Henrique Rossler Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2018v39n2p181

Palavras-chave:

Qualidade de vida no trabalho, Modelo BPSO-96, Teoria da atividade.

Resumo

Este artigo, fruto de uma dissertação de mestrado cuja metodologia adotada foi a pesquisa teórico-bibliográfica, discute criticamente o que se convencionou denominar como Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), a partir da teoria da atividade de A. N. Leontiev, tendo como objeto específico de análise o modelo Biopsicossocial e Organizacional (BPSO-96) de QVT. Para isso, revisa o conceito e a história da QVT, bem como apresenta uma síntese das críticas a ela já apontadas por diversos autores. Na sequência, define e analisa o modelo BPSO-96. O intuito é contribuir com os estudos críticos da QVT, demonstrando que se trata de uma estratégia de gestão cujo objetivo velado é o aumento da produtividade do trabalhador, por meio de métodos que manipulam objetiva e subjetivamente os motivos da atividade de trabalho e obscurecem em sua consciência seu sentido alienado. Dessa forma, este artigo visa contribuir para o processo de tomada de consciência dos reais objetivos e consequências dos programas de QVT para a classe trabalhadora, mostrando que, apesar de seu discurso pseudo-humanista, esta estratégia de gestão atende prioritariamente aos interesses de maior produtividade da organização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flavia Pracidelli, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.

João Henrique Rossler, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), e Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Downloads

Publicado

30.12.2018

Como Citar

PRACIDELLI, F.; ROSSLER, J. H. Análise crítica do modelo BPSO-96 de QVT a partir da teoria da atividade de A. N. Leontiev. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 181–196, 2018. DOI: 10.5433/1679-0383.2018v39n2p181. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/33322. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Mundo(s) do trabalho, Modo(s) de trabalhar