A multiplicidade das novas abordagens sobre uma educação escolar emancipatória no âmbito da Sociologia da Educação

Autores

  • Rodrigo Lessa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2017v38n2p233

Palavras-chave:

Sociologia da educação, Teoria social contemporânea, Pós-guerra.

Resumo

Este estudo tem por objetivo análise de algumas vertentes da produção sociológica sobre educação que se esboçou em países como Inglaterra, França e Estados Unidos. Partindo de diferentes perspectivas, autores como Michael Young, Basil Bernstein, Pierre Bourdieu, Michael Apple e Henry Giroux impulsionaram as reflexões deste campo ao enfrentarem questões as relações entre linguagem, ensino e conhecimento no processo educacional e a importância de uma concepção crítica e emancipatória da formação escolar, estabelecendo um novo parâmetro para as reflexões já esboçadas no âmbito da teoria sociológica clássica sobre a educação. Apesar da dificuldade na formulação de novas categorias gerada pelo recorte macrossociológico, esta produção teve a qualidade de fomentar criticamente discussões sobre a aplicabilidade das diversas matrizes da teoria social que inspiraram as reflexões sobre os processos educacionais a partir da segunda metade do século XX.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Lessa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Membro do Núcleo de Estudos Ambientais e Rurais - NUCLEAR, com sede na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FFCH da UFBA. Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano.

Downloads

Publicado

15.02.2018

Como Citar

LESSA, R. A multiplicidade das novas abordagens sobre uma educação escolar emancipatória no âmbito da Sociologia da Educação. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 233–248, 2018. DOI: 10.5433/1679-0383.2017v38n2p233. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/31722. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre