O ponto de vista de jovens mulheres de duas gerações sobre a possibilidade de manter o amor na conjugalidade

Autores

  • Jussara Abilio Galvão Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Heloisa Moulin de Alencar Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
  • Ariadne Dettmann Alves Faculdade Doctum - Serra, Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2017v38n2p159

Palavras-chave:

Amor, Casamento, Virtude, Moral, Ética.

Resumo

Em uma perspectiva moral e ética, investigamos a concepção de mulheres sobre a possibilidade de os casais em geral manterem o amor na conjugalidade. Participaram desta pesquisa 15 mulheres entrevistadas por Alencar (1993) e 15 mulheres entrevistadas atualmente, entre 20 e 30 anos, casadas, sem filhos e, na classe média. Utilizamos um instrumento semiestruturado e priorizamos a análise qualitativa dos dados (DELVAL, 2002). Constatamos que a maioria das entrevistadas considerou a possibilidade de o amor permanecer na conjugalidade. Como justificativas, elas mencionaram, os sentimentos, e as entrevistadas, no passado, enfatizaram a experiência. Os problemas conjugais, a intolerância, a incompreensão e a abdicação somaram 18% dos argumentos indo de encontro à ética do cuidado e ao plano psicológico ético, que deve contemplar o eu e outrem na busca por uma vida boa. Este trabalho contribui para as pesquisas e fornece subsídios teóricos a psicólogos que trabalham com o tema em questão

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jussara Abilio Galvão, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Psicóloga CRP 16/5289 pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Heloisa Moulin de Alencar, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Coordenadora do Laboratório de Psicologia da Moralidade (Lapsim) da Ufes.

Ariadne Dettmann Alves, Faculdade Doctum - Serra, Espírito Santo.

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora da faculdade Doctum-Serra, Espírito Santo

Downloads

Publicado

15.02.2018

Como Citar

GALVÃO, J. A.; ALENCAR, H. M. de; ALVES, A. D. O ponto de vista de jovens mulheres de duas gerações sobre a possibilidade de manter o amor na conjugalidade. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 159–174, 2018. DOI: 10.5433/1679-0383.2017v38n2p159. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/28985. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre