Ensino de estatística aplicada à administração a distância: um estudo empírico

Daielly Melina Nassif Mantovani, Adriana Backx Noronha Viana, Maria Aparecida Gouvêa

Resumo


Este artigo tem como objetivos: avaliar a experiência dos alunos do curso de graduação em Administração da FEA-RP/USP nas atividades on-line de uma disciplina de Estatística Aplicada e conhecer as características de seu perfil. Focalizou-se uma disciplina semipresencial, que utilizou um ambiente virtual acessado via Internet para disponibilizar materiais didáticos digitais e realizar atividades como enquetes e discussões síncronas e assíncronas. Para o sucesso de um curso on-line, é necessário que os estudantes possuam estrutura adequada de acesso; assim, estudou-se o perfil dos alunos inscritos na matéria. Eles apresentaram estrutura de acesso favorável e conhecimentos sobre Internet, e-mail, chat e fórum, o que influenciou positivamente a satisfação com o curso. Ao final do semestre, realizaram-se grupos focais nos quais os alunos avaliaram a experiência na disciplina. Esta foi considerada positiva, e atribuiu-se flexibilidade ao curso, pois os materiais puderam ser acessados e os trabalhos entregues via Internet a qualquer hora e de qualquer lugar. A interatividade e o atendimento da tutoria contribuíram para a aprendizagem. No entanto, os alunos apontaram que, caso não houvesse obrigatoriedade, não teriam participado das atividades on-line, o que torna este ponto relevante no planejamento do curso. A EAD pode ser utilizada com sucesso no ensino de Estatística; porém, o planejamento cuidadoso é fundamental.


Palavras-chave


Ensino de estatística; E-learning; Perfil do usuário

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n1p89

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

SalvarSalvarSalvarSalvar