Dimensões da Psicologia Social Comunitária diante de questões étnico-raciais

Autores

  • Jefferson Olivatto Da Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2017v38n1p63

Palavras-chave:

Psicologia Social Comunitária, Estudos Étnico-Raciais, Sofrimento Psíquico, Comportamento Social.

Resumo

A questão étnico-racial aponta novos matizes para a práxis psicológica brasileira. O sofrimento psíquico gerado por relações racistas resultou da dinâmica psicossocial de longa duração. Por outro lado, o comportamento social de populações negras avançou na perpetuação de processos simbólicos significativos durante toda a história colonial e republicana. Demonstramos que a concepção de contingenciamento psíquico pode auxiliar a compreender o processo psicossocial relativo a um período de longa duração. Para tanto, o contingenciamento será explicado por meio das dimensões psicológicas anunciadas por Maritza Montero e pela interface das Ciências Sociais. Concluímos que as dimensões psicológicas evidenciam a constituição de um novo olhar sobre o comportamento social de negros brasileiros, que promoveram vínculos identitários em relações cotidianas, por reconhecimento coletivo e afetivo tendo em vista a assimetria social perpetuada na História Social brasileira.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jefferson Olivatto Da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marilia), Pós-doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Downloads

Publicado

21.09.2017

Como Citar

DA SILVA, J. O. Dimensões da Psicologia Social Comunitária diante de questões étnico-raciais. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 63–80, 2017. DOI: 10.5433/1679-0383.2017v38n1p63. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/27641. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre