As TIC, geradoras da nova cultura informática: uso da “Aula Virtual”, Universidad Nacional, Costa Rica

Guisselle Alvarado Martinez

Resumo


Os profissionais universitários encarregados dos processos educativos estão conscientes que o uso das tecnologias da informação e comunicação tem um impacto significativo no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, uma vez que colaboram no fortalecimento de suas competências para a vida e para o trabalho que pretendem realizar nas instituições nas quais se dedicarem ou nos empreendimentos que consigam desenvolver, porque inserir-se na sociedade do conhecimento deve ser uma constante independentemente do nível educativo, área ou disciplina de formação. Os aprendizes devem ser capacitados considerando os aspectos metodológicos e práticos das TIC como ferramenta informática dentro das estruturas curriculares, contempladas como uma nova cultura, razão pela qual é necessário compreender seus principais aspectos: seu conhecimento e seu uso, para conseguir entender como se gera, como se armazena, como se transforma, como se transmite e como se acessa a informação. Para alcançar esta tarefa nos cenários universitários de hoje em dia, os acadêmicos e estudantes da Universidad Nacional de Costa Rica contam com o uso de uma das ferramentas mais inovadoras que tem dado a esta experiência prática um valioso aporte aos processos de ensino-aprendizagem, tal é o caso da plataforma informática “Aula Virtual”, que tem como objetivo propiciar espaços interativos de comunicação tecnológica para o adequado aproveitamento do tempo, espaço e apoio à abordagem da temática proposta na grade curricular dos cursos que, em suas distintas carreiras, são oferecidos nesta casa de ensino.

Palavras-chave


Nova Cultura; Informática; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Aula Virtual

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n1p119

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

SalvarSalvarSalvarSalvar