O processo de formação de professores por meio da educação a distância: uma experiência pioneira

Oscar Massaru Fujita, Ronaldo José Nascimento, Pedro Paulo Ayrosa, Dirceu Moreira Guazzi

Resumo


O presente texto expõe de forma sucinta as ações realizadas no processo de formação e as parcerias estabelecidas para a concretização do pioneiro processo educacional de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR). O delineamento metodológico foi desenvolvido segundo a Abordagem Qualitativa do tipo Pesquisa-Ação, que prioriza o desenvolvimento e a análise do processo juntamente com o “significado” que as pessoas dão às coisas e à sua vida do que propriamente o produto em si. Os dados coletados por meio dos questionários aplicados ao final do curso sinalizam as impressões (positivas e críticas construtivas) que recebemos e os significados que cursistas vivenciaram (depoimentos, chats, fóruns de discussão, projetos) nos cursos oferecidos. A experiência vivenciada nestes três cursos: Ambiente Virtual de Aprendizagem (60 horas); Tutoria em EAD (60 horas) e Material Didático em EAD (60 horas), desde a sua concepção até a sua efetiva conclusão, nos fazem pensar que estamos no caminho certo e que por meio das TDIC, novos horizontes podem se abrir para a instituição a curto e a médio prazo.

Palavras-chave


Formação de Professores; Educação a Distância; Metodologia e estratégias didáticas, Tecnologias de Informação e Comunicação; Ambiente Virtual de Aprendizagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n1p23

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


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