Pedagogias queer em ação: personagens de desenhos, questões de gênero e noções de diferença

Autores

  • Adalberto Ferdnando Inocêncio Universidade Estadual de Londrina
  • Moisés Alves Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2015v36n2p31

Palavras-chave:

Estudos queer, Gênero, Personagens

Resumo

Nesse artigo, analisamos a constituição de significados de gênero em imagens de algumas personagens de desenhos animados da franquia Cartoon Network Studios. Inspirados pelas perspectias pós-estruturalistas foucaultianas, em sentido amplo e, em sentido estrito, pelas lentes teóricas dos estudos queer, propomos a possibilidade da subversão dos significados dados como postos por uma ordem sexual normativa. Optamos pela metodologia de análise do discurso em articulação com as perspectivas queer como forma de lançar olhares para além das lógicas da normalização, neste caso, priorizando-se as questões de gênero. O objetivo foi esboçar possíveis efeitos de sentido que desenhos animados podem transmitir a seus telespectadores. A análise mostrou que a performatividade de gênero expressa pelas personagens tensionam a ordem sexual normativa, a qual sanciona funções e expressões designadas para cada gênero. Posicionando-se nas fronteiras do que fora atribuído histórica e culturalmente como masculino e feminino, apostamos no fato de que a presença de tais personagens, contracenando em tais superproduções, flexionam noções de diferença no momento mesmo em que, para além de supostamente transitar de um gênero a outro, situam-se mais em territórios hibridos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adalberto Ferdnando Inocêncio, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina. 

Moisés Alves Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação Básica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente professor Associado do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

10.05.2016

Como Citar

INOCÊNCIO, A. . F.; OLIVEIRA, M. A. Pedagogias queer em ação: personagens de desenhos, questões de gênero e noções de diferença. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 31–42, 2016. DOI: 10.5433/1679-0383.2015v36n2p31. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/24392. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre