A influência do capital cultural no gosto e no consumo de música, televisão e cinema

Teisa Bustamante Maglioni, Gislene Nogueira de Souza, Aline Pereira Sales Morel, Daniel Carvalho de Rezende

Resumo


Esse estudo tem como objetivo identificar a influência do capital cultural no gosto e no consumo de TV, música e cinema da população de Lavras-MG. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, na qual foram aplicados um total de 400 questionários (para um nível de significância de 95% e um erro de 5,0%). Os métodos de análise utilizados foram a análise de correlação (entre a variável capital cultural do entrevistado com as variáveis intervalares do questionário aplicado) e análises de frequência. Os resultados obtidos evidenciam que o capital cultural exerce influência na diferenciação do gosto nos campos culturais da música, televisão e do cinema. Assume-se, portanto, que a consideração desse fator se faz relevante para o entendimento do consumo cultural nesses campos. Ressalta-se que a realização desse estudo contribuirá para a disseminação do tema consumo cultural e consumo de status no campo das ciências humanas e sociais, haja vista que esse tema ainda é pouco explorado nessas áreas. Além disso, os resultados permitirão a obtenção de resultados adaptados ao contexto brasileiro, uma vez que a maioria dos estudos realizaram essa análise no contexto europeu ou norte americano.

Palavras-chave


Capital Cultural; Gosto; Música; Televisão; Cinema

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2015v36n2p53

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


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