Avaliação psicomotora de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I

Joyce Carvalho Silvério, Neide Brito Cunha

Resumo


A psicomotricidade é uma ciência multidisciplinar que incorpora aspectos motores, afetivos e cognitivos. Este estudo teve como objetivo medir as habilidades psicomotoras para verificar se os resultados estão dentro do esperado para a faixa etária examinada e investigar se há diferenças entre o desempenho de meninos e meninas. Participaram 91 crianças, das quais 59,3% eram meninos, (M = 7,16 anos, DP = 0,37) do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do interior do Estado de Minas Gerais. Os resultados das provas psicomotoras de Oliveira (2014) indicaram que o perfil das crianças estava dentro do esperado, de acordo com as fases da evolução das habilidades psicomotoras. A única diferença estatisticamente significativa entre os sexos apareceu na habilidade psicomotora “Esquema corporal”, com média superior dos meninos. Sugere-se que mais estudos sejam elaborados com crianças de diferentes tipos de instituições para confrontar esses achados.

Palavras-chave


Psicomotricidade; Escrita; Ensino Fundamental; Avaliação psicoeducacional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n1p77

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


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