Deixadas para trás: sentimentos vivenciados por esposas de emigrantes submetidas ao isolamento conjugal

Autores

  • Odacyr Roberth Moura da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Paula de Freitas Mendonça Machado Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE
  • Carlos Alberto Dias Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2015v36n2p17

Palavras-chave:

Emigração, Solidão, Mulheres de Emigrantes, Isolamento Conjugal

Resumo

A emigração internacional em Governador Valadares e região, iniciada na década de 1960, cujo ápice se deu na de 1980, continua como importante processo de deslocamento populacional, apesar das políticas restritivas impostas pelos Estados Unidos. Até a década de 1990, a emigração masculina cresceu consideravelmente, induzindo a formação de novas configurações familiares e novas maneiras de organização das rotinas diárias pelas parceiras que permaneceram no Brasil. O presente estudo investiga o sentimento de solidão vivenciado por mulheres de emigrantes submetidas ao isolamento conjugal decorrente da ida do parceiro para o exterior como emigrante. Trata-se de um levantamento no qual foram realizadas entrevistas domiciliares guiadas por um Roteiro Semiestruturado de Entrevista junto a 247 mulheres residentes na cidade de Governador Valadares/MG. A amostra foi intencional, não probabilística, os dados de natureza quantitativa foram submetidos à análise descritiva, e os de natureza qualitativa (fragmentos dos discursos) à Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Embora o projeto de emigrar seja construído pelo núcleo familiar e apoiado pela Cultura Migratória característica da região, há evidências de que as entrevistadas vivenciam considerável sofrimento psíquico, sugerindo que o processo emigratório traz implicações indesejáveis para todos os envolvidos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Odacyr Roberth Moura da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Psicólogo pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE. Pedagogo pela Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Ana Paula de Freitas Mendonça Machado, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Psicóloga, graduada pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE. Especializando em Neuropsicologia pelo Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas - IBNeuro.

Carlos Alberto Dias, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutor em Psicologia Clínica com experiência em docência em instituições de ensino nacionais e internacionais; Professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Downloads

Publicado

10.05.2016

Como Citar

SILVA, O. R. M. da; MACHADO, A. P. de F. M.; DIAS, C. A. Deixadas para trás: sentimentos vivenciados por esposas de emigrantes submetidas ao isolamento conjugal. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 17–30, 2016. DOI: 10.5433/1679-0383.2015v36n2p17. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/23580. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre