O Psicodiagnóstico em Unidades Básicas de Saúde

Autores

  • Gilcineia Rose Santos UNICESUMAR

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2015v36n1p95

Palavras-chave:

Psicodiagnóstico, Unidade Básica de Saúde, Formação Acadêmica.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi buscar entender como os psicólogos que atuam em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) elaboram o psicodiagnóstico, com que intenção o fazem, de que forma avaliam seus pacientes, com vistas a conhecê-los, e ainda qual o papel da formação acadêmica na realização de tal procedimento. Para tanto, apresenta uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas semidirigidas com psicólogas atuantes em UBS na cidade de Maringá, com vistas a compreender de que forma elas realizam o psicodiagnóstico e qual o papel da formação recebida no curso de Psicologia para o desempenho de tal atividade em UBSs. A análise privilegiou três aspectos: formação e realidade de trabalho em UBSs; recursos para atuar em UBSs; e a utilização do psicodiagnóstico em UBSs. A análise final, realizada através da análise do discurso, permitiu mostrar que os psicólogos foram preparados para utilizar o psicodiagnóstico a partir de modelos clássicos de atuação que não consideram as condições das instituições de saúde pública. Elas defrontam-se com inúmeros conflitos e contradições na utilização do psicodiagnóstico em UBSs, tanto na utilização do modelo tradicional como nas tentativas de sua adaptação em situações singulares, como a de saúde pública.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilcineia Rose Santos, UNICESUMAR

Doutora em Psicologia Clínica/PUC. Professora Supervisora de Estágio em Psicologia Clínica. Professora e Supervisora em Pós Graduação Psicanálise Lato-Sensu

Downloads

Publicado

01.12.2015

Como Citar

SANTOS, G. R. O Psicodiagnóstico em Unidades Básicas de Saúde. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 95–106, 2015. DOI: 10.5433/1679-0383.2015v36n1p95. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/20904. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)