Propostas de produção de gêneros do meio digital em livro didático de língua inglesa

Autores

  • Karolinne Finamor Couto Universidade Estadual Paulista - UNEPS
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p57

Palavras-chave:

Livro didático, Gêneros do meio digital, Letramentos.

Resumo

Pretendemos, neste artigo, discutir os resultados do recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi o de investigar se as propostas de produção de gêneros do meio digital em livros didáticos de língua inglesa contribuem para o desenvolvimento dos letramentos. Nossas discussões teóricas são baseadas na concepção de gênero (BAKHTIN, 2000; BRONCKART, 2009; MARCUSCHI, 2004), letramento (BRASIL, 2006; ROJO, 2009) e nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Nosso corpus - composto por atividades de produção escrita presentes em uma coleção aprovada pelo PNLD/2011, Keep in Mind (CHIN; ZAORAB, 2009) – foi analisado em interface com os critérios de avaliação do Edital e do Guia, a fim de que pudéssemos responder as perguntas de pesquisa. Nossos resultados mostram que os critérios do edital e do guia são coerentes, no entanto, as propostas de produção não desenvolvem eficazmente os letramentos, sobretudo, por não oferecerem práticas reais de comunicação em suporte digital, incluídas aí as etapas do processo de produção escrita: planejamento, escrita e reescrita de gêneros.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karolinne Finamor Couto, Universidade Estadual Paulista - UNEPS

Mestre em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e aluna de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP.

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

28.06.2014

Como Citar

COUTO, K. F.; CRISTOVÃO, V. L. L. Propostas de produção de gêneros do meio digital em livro didático de língua inglesa. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 57–72, 2014. DOI: 10.5433/1679-0383.2014v35n1p57. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/18305. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)