O PNLD língua estrangeira e a produção oral no LD de inglês
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p25Palavras-chave:
PNLD, Livro didático, Produção oral.Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar como a produção oral é abordada num livro didático, aprovado pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático – 2011: Língua Estrangeira Moderna), em comparação com os parâmetros estabelecidos pelo próprio Programa. Dentre os dados coletados, o presente estudo focaliza a análise da seção que é especificamente voltada ao desenvolvimento das habilidades de produção oral. Com base na pesquisa documental e assumindo uma visão sociocultural de linguagem, discutimos em que medida as atividades apresentadas no livro didático contribuem para a formação de falantes de inglês, que sejam capazes de responder/reagir, adequadamente, aos vários gêneros orais que circulam em suas práticas sociais. Os resultados apontam que predominam, os textos criados, exclusivamente, para fins didáticos, e a abordagem do oral parece fundamentada em uma visão, ainda, tradicional de ensino de língua.Métricas
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