Livros didáticos e a perspectiva sociointeracionista: a necessidade de coerência para a avaliação do PNLD

Autores

  • Ana Claudia Cury Calia de Souza-Luz Universidade Estadual de Londrina
  • Wilsilene Rodrigues Gatto Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p57

Palavras-chave:

PNLD, Gêneros, Língua Inglesa, Ensino

Resumo

A aprendizagem de língua inglesa pode ser um processo muito mais significativo, quando alunos e professores podem recorrer ao uso de materiais didáticos de qualidade e coerentes com as orientações oficiais vigentes de ensino. Em relação ao contexto de ensino de inglês, nos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras, o processo de seleção desses materiais acontece por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ministrado pelo MEC (Ministério da educação). Embora o programa já tenha passado por diversas edições, os materiais da disciplina de Língua Inglesa só foram inseridos no processo de seleção a partir do edital referente ao ano de 2011. Nessa seleção, foram aprovadas, em meio a um total de 26 inscritas, apenas duas obras (Keep in mind e Links! English for teens). A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar a segunda coleção mencionada e verificar se há coerência entre as propostas de compreensão e produção escrita referente à coleção Links!English for teens e os itens propostos pelo edital de inscrição no PNLD e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para tanto, ela se concentrará nas atividades das referidas habilidades do volume 6 de tal coleção. Os resultados da pesquisa demonstram que o conjunto de atividades analisado não contempla os requisitos de leitura e escrita propostos pelo referido documento, assim como não atende a diversos requisitos do edital do PNLD, referentes a essas mesmas habilidades. Diante de tais resultados, apresentaremos uma proposta de adaptação relativa a cada habilidade analisada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Claudia Cury Calia de Souza-Luz, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Estudos da Linguagem

Wilsilene Rodrigues Gatto, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Língua e Literaturas de Língua InglesaProfessora na do Departamento de Letras Modernas da Universidade de Maringá - UEM

Downloads

Publicado

28.06.2014

Como Citar

CURY CALIA DE SOUZA-LUZ, A. C.; GATTO, W. R. Livros didáticos e a perspectiva sociointeracionista: a necessidade de coerência para a avaliação do PNLD. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 57–72, 2014. DOI: 10.5433/1679-0383.2014v35n1p57. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/17433. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê