Livros didáticos e a perspectiva sociointeracionista: a necessidade de coerência para a avaliação do PNLD

Ana Claudia Cury Calia de Souza-Luz, Wilsilene Rodrigues Gatto

Resumo


A aprendizagem de língua inglesa pode ser um processo muito mais significativo, quando alunos e professores podem recorrer ao uso de materiais didáticos de qualidade e coerentes com as orientações oficiais vigentes de ensino. Em relação ao contexto de ensino de inglês, nos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras, o processo de seleção desses materiais acontece por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ministrado pelo MEC (Ministério da educação). Embora o programa já tenha passado por diversas edições, os materiais da disciplina de Língua Inglesa só foram inseridos no processo de seleção a partir do edital referente ao ano de 2011. Nessa seleção, foram aprovadas, em meio a um total de 26 inscritas, apenas duas obras (Keep in mind e Links! English for teens). A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar a segunda coleção mencionada e verificar se há coerência entre as propostas de compreensão e produção escrita referente à coleção Links!English for teens e os itens propostos pelo edital de inscrição no PNLD e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para tanto, ela se concentrará nas atividades das referidas habilidades do volume 6 de tal coleção. Os resultados da pesquisa demonstram que o conjunto de atividades analisado não contempla os requisitos de leitura e escrita propostos pelo referido documento, assim como não atende a diversos requisitos do edital do PNLD, referentes a essas mesmas habilidades. Diante de tais resultados, apresentaremos uma proposta de adaptação relativa a cada habilidade analisada.

Palavras-chave


PNLD; Gêneros; Língua Inglesa; Ensino

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p57

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


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