Demandas contemporâneas da psicologia no setor público: reflexões winnicottianas sobre a tendência antissocial

Autores

  • Diana Pancini de Sá Antunes Ribeiro Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis
  • Ana Lúcia Volpato Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis
  • Jorge Luis Ferreira Abrão Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n2p21

Palavras-chave:

Psicanálise, Winnicott, Tendência antissocial, Serviço público de saúde.

Resumo

O presente artigo objetiva uma reflexão sobre a demanda contemporânea para psicologia em serviços públicos de saúde, especialmente aquela que se refere às crianças e adolescentes, e seus responsáveis, em que o conceito de tendência antissocial é a queixa principal. Para alcançar o desenvolvimento da presente reflexão utilizou-se da metodologia psicanalítica, de forma que práticas de um projeto de extensão universitária permitiram a compreensão psicanalítica do conceito de tendência antissocial e sua repercussão na atualidade da saúde coletiva. A partir desta metodologia sustenta-se a discussão deste trabalho no conceito de tendência antissocial de Winnicott e de um breve histórico sobre a inserção da psicologia no setor público, além da apresentação da proposta do projeto de extensão universitária. Desta forma, os resultados indicam a possibilidade de se construírem enquadres clínicos outros que não somente o da psicoterapia em setting individual para manifestações de tendência antissocial em crianças e adolescentes considerados antissociais. Após análise do conceito, da inserção de psicólogos na saúde pública e dos enquadres clínicos propostos pelo projeto de extensão universitária, conclui-se pela pertinência de um olhar psicanalítico winnicottiano, no qual o ambiente seja considerado no tratamento oferecido às crianças e adolescentes considerados antissociais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diana Pancini de Sá Antunes Ribeiro, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis

Doutora em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas . Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Psicologia Clínica na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Ana Lúcia Volpato, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis

Mestre em Psicologia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Assis).

Jorge Luis Ferreira Abrão, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP/SP). Livre-Docente e Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Clínica da Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Downloads

Publicado

30.12.2014

Como Citar

ANTUNES RIBEIRO, D. P. de S.; VOLPATO, A. L.; FERREIRA ABRÃO, J. L. Demandas contemporâneas da psicologia no setor público: reflexões winnicottianas sobre a tendência antissocial. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 21–34, 2014. DOI: 10.5433/1679-0383.2014v35n2p21. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/17232. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre