A coesão textual como ferramenta para compreensão de textos em língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2013v34n2p215Palavras-chave:
, Coesão textual, Compreensão de Textos, Língua Inglesa.Resumo
A presente pesquisa ancora-se nos pressupostos de que o sentido do texto é construído pelo leitor e para que isso ocorra, é necessária a ativação de vários conhecimentos, dentre eles o domínio de mecanismos coesivos (KOCH, 2000, 2003, 2004, 2005, 2008; MARCUSCHI, 2008). Dessa forma, o artigo objetiva ilustrar de forma prática como os conhecimentos de coesão textual auxiliam na compreensão de textos em língua inglesa como língua estrangeira. Para isso, foi demonstrado um procedimento metodológico, ancorado na literatura supracitada, para uma possível compreensão de uma notícia extraída do jornal “The New York Times”. Por meio de uma abordagem de leitura instrumental (TODA, 2010), tal procedimento comprovou que a construção de sentido (compreensão) do texto foi possível graças à ativação de vários conhecimentos a respeito estratégias de leitura, incluindo o conhecimento acerca de coesão textual.
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