O Clube do Bangue-Bangue e as imagens do fim do apartheid: o papel político do fotógrafo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2013v34n1p43Palavras-chave:
África do Sul, apartheid, Clube do Bangue-Bangue, papel político do fotógrafoResumo
Esse artigo busca contribuir com a análise do papel do repórter fotográfico na cobertura de guerras. Partindo da premissa de que a fotografia não se trata de um meio de comunicação neutro, a pesquisa busca avaliar o posicionamento de Greg Marinovich, Ken Oosterbroek, Kevin Carter e João Silva – o chamado “Clube do Bangue-Bangue” – durante a Guerra dos Albergues. Esse confronto ocorreu na África do Sul, entre os anos de 1990 e 1994, constituindo a fase final do regime do apartheid, inserido em 1948. Três fotografias tomadas em 1990 compõem o corpus da pesquisa. Como método para condução da análise foi utilizada a pesquisa historiográfica. Entre os autores que conduzem o trabalho destacam-se Magnoli (1998) e Marinovich e Silva (2003) na questão sul-africana e Kossoy (1989) no campo da fotografia. Como resultado preliminar apresenta-se a forte oposição dos fotógrafos ao Estado branco.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.