Identidades em construção na voz de uma professora egressa de letras e suas expectativas de bases de conhecimento do professor

Autores

  • Célia Carrião Jasnievski Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Alessandra Augusta Pereira da Silva Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n2p127

Palavras-chave:

Identidade, Bases de Conhecimento, Análise Crítica do Discurso.

Resumo

A partir de subsídios da Análise Crítica do Discurso e da Linguística Sistêmico Funcional, neste artigo temos o objetivo de analisar o modo como uma professora de língua inglesa percebe suas bases de conhecimento adquiridas no Curso de Letras, bem como o conhecimento ideal e idealizado que julga necessário ao professor da área. Ao mesmo tempo em que analisamos o modo como sua identidade de professora de língua inglesa se constitui por meio de seu discurso. Com este trabalho, pretendemos contribuir para a área de formação de professores de línguas, mais especificamente para a área das pesquisas que tratam da identidade do professor de língua estrangeira. Para isso, apoiamos nossa pesquisa nos pressupostos teóricos subjacentes à análise realizada, retomando as definições tanto de identidade, como das bases de conhecimento do professor e os procedimentos de análise de discurso, postulados primordialmente pela Análise Crítica do Discurso e pela Linguística Sistêmico Funcional. Os estudos apontam para uma representação negativa e um descontentamento quanto a sua formação inicial, sobretudo pela ineficácia no ensino da língua em que atuariam como professores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Célia Carrião Jasnievski, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestranda em Estudos da Linguagem na área de  Ensino/Aprendizagem e Formação de Professores de Língua Estrangeira pela Universidade Estadual de Londrina e professora e coordenadora do Centro de Línguas CELIN/UNESPAR/FECILCAM.

Alessandra Augusta Pereira da Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina e professora do departamento de letras da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR/FECILCAM, campus de Campo Mourão

Downloads

Publicado

13.12.2012

Como Citar

JASNIEVSKI, C. C.; SILVA, A. A. P. da. Identidades em construção na voz de uma professora egressa de letras e suas expectativas de bases de conhecimento do professor. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 127–142, 2012. DOI: 10.5433/1679-0383.2011v32n2p127. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/13429. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre