Uma sugestão de atividade com enfoque CTS nas aulas de matemática

Autores

  • Ana Cristina Schirlo Instituto de Educação Professor César Prietto Martinez
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2012v33n2p137

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia, Sociedade, Aulas de matemática, CTS, Processo de Ensino,

Resumo

Este trabalho, com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade, apresenta o desenvolvimento do projeto “Apagão, outra vez?”, que tinha por objetivo, alertar os estudantes que a energia elétrica é relevante para o modo de se viver neste século XXI. Os sujeitos deste projeto foram estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada na cidade de Ponta Grossa no Estado do Paraná. Cabe apontar que, no decorrer do projeto, os dados foram coletados por meio de registros diários feitos pela pesquisadora, de registros feitos pelos estudantes e de conversas individuais e coletivas, gravadas em áudio. E que a sua análise teve cunho qualitativo. De modo geral, as atividades realizadas no decorrer do projeto foram relevantes, pois permitiram uma reflexão sobre a vivência do estudante, enfocando os conceitos de energia envolvidos no seu dia a dia. Assim, professores de outras áreas do saber podem se apropriar deste projeto e desenvolvê-lo com objetivos próprios de seu conteúdo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cristina Schirlo, Instituto de Educação Professor César Prietto Martinez

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR/PG), graduada em Matemática(UEPG), professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, na área de Matemática e Física.

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  e doutora em Ciência dos Materiais (Instituto de Física, Instituto de Quimica e Escola de Engenharia Metalurgica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Downloads

Publicado

04.03.2013

Como Citar

SCHIRLO, A. C.; SILVA, S. de C. R. da. Uma sugestão de atividade com enfoque CTS nas aulas de matemática. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 137–146, 2013. DOI: 10.5433/1679-0383.2012v33n2p137. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/12703. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre