Biblioteca escolar e a mediação da leitura

Autores

  • Luciano Ferreira Gomes Centro Universitário de Maringá -Cesumar
  • Sueli Bortolin uel

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n2p157

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Promoção da leitura, Mediação da literatura.

Resumo

O texto apresenta resultados de uma pesquisa realizada nas esolas particulares localizadas no perímetro urbano da cidade de Londrina, a respeito das atividades dos bibliotecários no sentido de promov er a leitura da literatura. Buscam-se subsídios nas áreas de Biblioteconomia e  Educação, nas temáticas leitura, mediação da leitura na escola, mediação da literatura, mediadores na formação do pequeno leitor, a biblioteca escolar e atividade de promoção à leitura. São utilizados como instrumento de coleta de dados dois formulários, com eles foi possível detectar as atividades mais realizadas nessas escolas, sendo a primeira a hora do conto, a segunda o empréstimo de livros e a terceira é “incentivo à leitura”. Conclui-se que a hora do conto tem se mostrado eficaz na aproximação das crianças com o livro; a segunda é um trabalho obrigatória na rotina da biblioteca, portanto, deve ser realizada diuturnamente e a terceira, é imprescindível em todos os gêneros de biblioteca.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciano Ferreira Gomes, Centro Universitário de Maringá -Cesumar

Bibliotecário do Cesumar (Maringá)

Sueli Bortolin, uel

Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, doutorado também em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho em 2010. Atualmente e professora auxiliar da Universidade Estadual De Londrina.

Downloads

Publicado

13.12.2012

Como Citar

GOMES, L. F.; BORTOLIN, S. Biblioteca escolar e a mediação da leitura. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 157–170, 2012. DOI: 10.5433/1679-0383.2011v32n2p157. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/11962. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre