Biblioteca escolar e a mediação da leitura

Luciano Ferreira Gomes, Sueli Bortolin

Resumo


O texto apresenta resultados de uma pesquisa realizada nas esolas particulares localizadas no perímetro urbano da cidade de Londrina, a respeito das atividades dos bibliotecários no sentido de promov er a leitura da literatura. Buscam-se subsídios nas áreas de Biblioteconomia e  Educação, nas temáticas leitura, mediação da leitura na escola, mediação da literatura, mediadores na formação do pequeno leitor, a biblioteca escolar e atividade de promoção à leitura. São utilizados como instrumento de coleta de dados dois formulários, com eles foi possível detectar as atividades mais realizadas nessas escolas, sendo a primeira a hora do conto, a segunda o empréstimo de livros e a terceira é “incentivo à leitura”. Conclui-se que a hora do conto tem se mostrado eficaz na aproximação das crianças com o livro; a segunda é um trabalho obrigatória na rotina da biblioteca, portanto, deve ser realizada diuturnamente e a terceira, é imprescindível em todos os gêneros de biblioteca.


Palavras-chave


Biblioteca escolar; Promoção da leitura; Mediação da literatura.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n2p157

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

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E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


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