Contribuições Arquivísticas à Tomada de Decisão nas Instituições Contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n2p117Palavras-chave:
Gestão Documental, Tomada de Decisão, Arquivologia, Gestão de DocumentosResumo
O processo decisório, a tomada de decisão nos mais variados segmentos institucionais depende, entre outros fatores, do acesso as informações relevantes e em tempo hábil. Manter as informações e os documentos organizados, recursos humanos capacitados, espaço físico e equipamentos adequados, tornam possíveis o eficiente e eficaz acesso à documentação. De acordo com esse cenário, é proposta desse estudo, evidenciar a necessidade e importância da implantação do processo de Gestão Documental nesses contextos. Considerado procedimento característico da práxis arquivística, a Gestão Documental engloba atividades relativas à produção documental, ressaltando critérios para sua elaboração; a utilização, na qual se dá o mapeamento do fluxo a ser percorrido pelos documentos e a ultima etapa, a destinação, fase em que os documentos são analisados, selecionados e indicados para a guarda permanente ou descarte.
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