Fenomenologia e educação: uma abertura recíproca

Autores

  • Claudinei Aparecido de Freitas da Silva UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p59

Palavras-chave:

Fenomenologia, Educação, Merleau-Ponty, Corpo. Alteridade.

Resumo

O ensaio busca reconfigurar as interfaces entre a fenomenologia e a prática educativa. Propomos, portanto, interrogar o estatuto que sela a legitimidade de tal debate, seu alcance e possíveis limites sob o horizonte aberto pela obra de Merleau-Ponty.

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Biografia do Autor

Claudinei Aparecido de Freitas da Silva, UNIOESTE

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado) em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea (Anpof), Membro Associado do Centro de Estudos de História da Filosofia Moderna e Contemporânea (Cemodecon) da Unicamp e Membro Integrante dos Grupos de Pesquisa em História da Filosofia da Unioeste (Campus Toledo) e História da Filosofia da Unimontes (MG). Escreveu “A Carnalidade da Reflexão: Ipseidade e Alteridade em Merleau-Ponty” (Nova Harmonia, 2009) e “A Natureza Primordial: Merleau-Ponty e o Logos do Mundo Estético” (Edunioeste, 2009), além de diversos capítulos de livros e artigos em revistas especializadas.

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Publicado

18.07.2012

Como Citar

SILVA, C. A. de F. da. Fenomenologia e educação: uma abertura recíproca. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 59–64, 2012. DOI: 10.5433/1679-0383.2011v32n1p59. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/11506. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre