Adesão dos docentes universitários aos recursos da web 2.0 para disseminação e compartilhamento da informação e do conhecimento

Maíra Prado da Silva, Leticia Gorri Gorri Molina

Resumo


A presente pesquisa analisou a adesão dos recursos da Web 2.0 pelos docentes dos cursos de Biblioteconomia na região Sul do Brasil, como forma de compartilhar e disseminar Informação e Conhecimento (I&C). O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa descritiva com a aplicação do questionário para os docentes do curso de Biblioteconomia. Os resultados apontam os recursos da Web 2.0 utilizados para auxiliar na realização de suas ações, canal de comunicação com o público interno e externo, compartilhar e disseminar I&C com os discentes e os pares. Além disso, os docentes utilizam as ferramentas como recursos estratégicos para subsidiar e ofertar respaldo nas disciplinas lecionadas nos cursos de Biblioteconomia. Notou-se que as atividades realizadas pelos docentes estão direcionadas na busca pela informação e a maioria dos docentes não são colaboradores na Web. O incentivo ao uso dos recursos para os discentes estão voltados para utilização em sala de aula e formação profissional. A Web 2.0 contribui para promover a interação social, na qual a informação e o conhecimento podem ser produzidos, disseminados e utilizados de modo compartilhado.

Palavras-chave


Web 2.0; Recursos da Web 2.0; Compartilhamento de Informação; Compartilhamento de Conhecimento; Docentes

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p65

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

SalvarSalvarSalvarSalvar