Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Semina: Ciências Sociais e Humanas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Apresentação dos Trabalhos

 

1. Os trabalhos, em todas as categorias, devem ser submetidos em formato eletrônico, com entrelinhamento 1,5. Deverá ser elaborado no editor de texto Microsoft Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, normal; com margens de  2cm, respeitando-se o número de páginas de acordo com a categoria do trabalho e devem estar devidamente numeradas. Dá-se prioridade a artigos de autores externos à Universidade Estadual de Londrina.


 

2. Categorias dos Trabalhos:

a) Artigos Científicos: entre 15 e 30 páginas (resumos, agradecimentos, referências, materiais gráficos, quadros e tabelas inclusos);


b) Resenhas de livros e revistas: no máximo 6 páginas;

Os artigos decorrentes de pesquisas com seres humanos ou animais devem encaminhar, juntamente com o artigo no momento da submissão, o parecer de aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética.

3. O artigo original deverá constar:


3.1. Título do trabalho: o título, acompanhado de sua tradução para o inglês, deve ser breve e objetivo, contendo as palavras-chave que representem o conteúdo do texto.

3.2. Não deverá conter a indentificação dos autores, que deve constar apenas nos metadados da submissão. O artigo poderá ter no máximo 4 autores.

3.3. Resumo: deve ser incluído um resumo entre 150 a 200 palavras, em português, acompanhado de sua tradução para o inglês, digitado com entrelinhamento simples. O resumo deve conter o objetivo do trabalho, a metodologia e as teorias empregadas, a discussão e a conclusão. Ao final de cada resumo, na linha abaixo, deve inserir de 3 a 5 palavras-chaves, separadas por ponto e vírgula.

3.4. Agradecimentos: agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo.

3.5. Notas: notas referentes ao corpo do artigo devem ser numeradas, imediatamente depois da frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé do texto.

3.6. Apêndices: apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

3.7. Materiais gráficos: fotografias nítidas e gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) poderão ser aceitos e deverão ser inseridos no texto e também enviados como documento complementar. É indispensável mencionar a fonte ou a permissão para reprodução.

3.8. Quadros e Tabelas: os quadros e/ou tabelas deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência redundante no corpo do texto. Assinalar, no texto, por seu número de ordem, os locais onde os quadros e/ou tabelas devem ser intercalados.

3.9. As grandezas, unidades e símbolos deverão obedecer às normas nacionais correspondentes (ABNT).

3.10. Citações: deverão seguir o sistema de chamada alfabética (NBR 10520 da ABNT).

3.11. Referências: devem ser redigidas segundo a norma NBR 6023/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deverão ser listadas na ordem alfabética no final do artigo. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são da responsabilidade do autor.


Exemplos de Referências:

Artigos:


         BERBEL, N. A. N.; SÁNCHES GAMBOA, S. A. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Revista Filosofia e Educação, Campinas, v. 3, n. 2, p. 264-287, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635462/3255. Acesso em: 13 ago. 2018.  https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635462


         MAZZOTTI, A. J. A. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 18-43, jan./jun. 2008. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ML/article/view/1169/1181. Acesso em 13 ago. 2018.


Dissertações e Teses:


          PRADO JÚNIOR, I. Desenvolvimento do pensamento crítico e criativo no ensino de arquitetura e urbanismo através da metodologia da problematização. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2001.


       GIANNASI, M. J. O profissional da informação diante dos desafios da sociedade atual: desenvolvimento de pensamento crítico em cursos de educação continuada e a distância via internet, através da metodologia da problematização. 1999. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Fundação Universidade de Brasília, Brasília, 1999.


Livro:

      

          ABRAM, J. A Linguagem de Winnicott: dicionário de palavras e expressões utilizadas por Donald W. Winnicott. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.

 

        BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino aprendizagem. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 1982.


Capítulo de Livro:


      MOSCOVICI, S. Das representações coletivas às representações sociais: elementos para uma história. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p. 45-65.


        RESENDE, A. M. A investigação em psicanálise: exegese, hermenêutica e interpretação. In: SILVA, M. E. L. (Org.). Investigação e psicanálise. Campinas: Papirus, 1993. p. i .-f.


4. A pesquisa deve seguir as seguintes recomendações gerais

 

4.1  O resumo deve conter, obrigatoriamente, o objetivo, uma referência breve sobre os métodos empregados, a menção aos principais referenciais teóricos, a síntese da discussão e a conclusão objetiva da pesquisa.

4.2 É recomendável que a introdução apresente a formulação do problema de pesquisa e a justificativa.

4.3 A metodologia, devidamente embasada em referenciais teóricos, deve ser descita com clareza e empregada adequadamente na análise do objeto da pesquisa.

4.4 A conclusão, que é a essência da pesquisa, deve ser apresentada de forma clara e objetiva ao final do artigo.

4.5 A pesquisa deve ser original e espera-se que contribua efetivamente para o campo do conhecimento. Capítulos de tese e dissertações, assim como os resultados dessas pesquisas em nível de pós-graduação strictu senso são considerados inéditos, desde que ainda não publicados em livros, revistas ou anais de congressos.

4.6 Como se trata de uma revista interdisciplinar, a redação deve ser clara e compreensível para qualquer pesquisador acadêmico da área das Ciências Sociais e Humanas. É recomendável evitar textos herméticos. Termos de área muito específicos devem ser conceituados no corpo do texto ou explicados em nota de rodapé.


5. A resenha deverá:

5.1. Referir-se a livros publicados no Brasil nos últimos três anos ou no exterior nos últimos cinco anos, devem tanto apresentar as ideias centrais do(a)s autore(a)s, como as considerações críticas do(a) resenhista sobre o conteúdo do livro ou da coletânea.

5.2. Deve conter aproximadamente até 6 páginas.


6. A publicação dos trabalhos depende de parecer da Assessoria Científica "Ad hoc" da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL.


7. Os pareceres dos trabalhos serão encaminhados ao autor pelo sistema eletrônico

 

8. Os pareceristas avaliam os trabalhos a partir dos seguintes critérios:


8.1 O Resumo está adequado? (Contém objetivo, métodos, referenciais teóricos, discussão e conclusão?)

8.2 A introdução apresenta a formulação do problema de pesquisa e a justificativa?

8.3 A metodologia está embasada em referenciais teóricos e foi empregada adequadamente?

8.4 A conclusão é clara e objetiva?

8.5 A pesquisa é original e contribui efetivamente para o campo do conhecimento?

8.6 O artigo apresenta redação clara?

 

 

9. As questões e problemas não previstos na presente norma serão dirimidos pelo Comitê Editorial da área para a qual foi submetido o artigo para publicação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares

     

  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
    • Na submissão, é obrigatória a inclusão dos metadados de todos os autores.
  5. No artigo de pesquisa que envolvem seres humanos e experimentação com animais vertebrados deve ser enviado como documento suplementar cópia do parecer de aprovação, com o respectivo número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE), emitido por Comitê de Ética em Pesquisa e de acordo com a legislação do país de origem do manuscrito. 
 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.

Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.

As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.