Vírus linfotrópico de células T humano tipo 1 (HTLV-1): implicações em doenças autoimunes

Autores

  • Patricia Midori Murobushi Ozawa Universidade Estadual de Londrina
  • Dênis Augusto Santana Reis Universidade Estadual de Londrina
  • Mirian Ayumi Kurauti Universidade Estadual de Londrina
  • Tuane Mayara Govêa Simões Universidade Estadual de Londrina
  • Julie Massayo Maeda Oda Universidade Estadual de Londrina
  • Natália Ketelut Carneiro Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Angélica Ehara Watanabe Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2012v33n1p83

Palavras-chave:

HTLV-1, Doenças autoimunes, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Artrite Reumatoide.

Resumo

A autoimunidade é caracterizada pela destruição tecidual, que acarreta danos funcionais, causados por células autoreativas que escapam dos mecanismos de autotolerância. Doenças autoimunes podem ser iniciadas por infecções virais e o estudo da associação entre essas viroses e a autoimunidade tem possibilitado melhor conhecimento dos mecanismos moleculares envolvidos nas doenças autoimunes. O vírus linfotrópico de células T humano tipo 1 (HTLV-1) é um delta vírus que infecta preferencialmente linfócitos. Partículas semelhantes aos retrovírus foram identificadas em pacientes com doenças autoimunes. Portanto, esta revisão teve por objetivo abordar os principais aspectos envolvendo HTLV-1 com o lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatóide. Estudos demonstram que retrovírus podem integrar seu material genético no DNA do hospedeiro, alterando o perfil de expressão de genes relacionados a apoptose ou a moléculas do sistema imunológico. Sabe-se que o HTLV pode causar diferentes manifestações clínicas em seus portadores e os mecanismos pelos quais se desencadeiam as doenças autoimunes associadas ao HTLV-1 não estão bem esclarecidos. Além da perpetuação e produção acentuada de citocinas próinflamatórias, estudos têm demonstrado que tanto as células Th17 quanto as células T regulatórias (Tregs) estão envolvidas na patogênese de doenças autoimunes. Portanto o reconhecimento de partículas virais do HTLV-1 poderia ser utilizado como marcador de risco no desenvolvimento de doenças autoimunes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Midori Murobushi Ozawa, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina, Depto Ciências Patológicas, Brasil. Estudante de graduação do terceiro ano do curso de Biomedicina, bolsista de Iniciação Científica do CNPq, estagiária do Laboratório de Genética Molecular e Imunologia.

Dênis Augusto Santana Reis, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciências Fisiológicas, Brasil. Estudante de graduação do terceiro ano de Biomedicina, bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Mirian Ayumi Kurauti, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Estudante de graduação do terceiro ano de Biomedicina, bolsista de Iniciação Científica do CNPq, Departamento de Ciência Fisiológicas.

Tuane Mayara Govêa Simões, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Estudante de graduação do terceiro ano de biomedicina, bolsista de Iniciação Científica da UEL, Departamento de Ciências Fisiológicas.

Julie Massayo Maeda Oda, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Doutoranda do Departamento de Ciências Patológicas, bolsista CAPES, Laboratório de Genética Molecular e Imunologia.

Natália Ketelut Carneiro, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Estudante de graduação do quarto ano de Biomedicina, bolsista de Iniciação Científica do CNPq, Departamento de Ciências Patológicas, Laboratório de Genética Molecular e Imunologia.

Maria Angélica Ehara Watanabe, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina, 86051-970, Campus Universitário - Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445) Londrina, PR, Brasil. Professora do Departamento de Ciências Patológicas, Laboratório de Genética Molecular e Imunologia.

Downloads

Publicado

2012-07-30

Como Citar

1.
Ozawa PMM, Reis DAS, Kurauti MA, Simões TMG, Oda JMM, Carneiro NK, Watanabe MAE. Vírus linfotrópico de células T humano tipo 1 (HTLV-1): implicações em doenças autoimunes. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 30º de julho de 2012 [citado 29º de março de 2024];33(1):83-96. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/9586

Edição

Seção

Artigos