Ocorrência e controle de Curculionidae em Cocos nucifera L. em Sinop, Mato Grosso

Autores

  • Ivan Luiz Dal Molin Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marliton Rocha Barreto Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2012v33n1p53

Palavras-chave:

Insecta, Coleoptera, Pragas do coqueiro, Amazônia meridional.

Resumo

A incidência de pragas nos coqueirais constitui um fator limitante à exploração, respondendo de maneira significativa pelo depauperamento geral da cultura e também pela redução da produtividade, visto que grande parte do coqueiral brasileiro é cultivado por pequenos produtores sem acesso à tecnologia e a recursos financeiros, o que aumenta ainda mais a precariedade no manejo dessas enfermidades. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar os curculionideos-praga na cultura do coco na região de Sinop, MT a apresentar possíveis métodos de controle. O experimento foi conduzido em três propriedades com cultivo de coco (Cocos nucifera L.) em Sinop, Mato Grosso, Brasil, no período de setembro de 2009 a abril de 2010. Para a coleta foram utilizadas armadilhas Tipo Balde e Tipo Pet espalhadas dentro dos coqueirais e os resultados indicaram o primeiro registro da ocorrência de Metamasius cinnamominus Perty 1830, Metamasius hemipterus hemipterus Linnaeus, 1765 e Rhynchophorus palmarum Linnaeus 1758 no estado de Mato Grosso e de Rhinostomus barbirostris Fabricius 1775, na região de Sinop, além de Homalinotus coriaceus Gyllenhal, 1836 e Amerrhinus ynca Sahlberg, 1823. Dados de distribuição e controle também são apresentados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivan Luiz Dal Molin, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado em Agronomia. Universidade Federal de Mato Grosso, Agrárias e Ambientais –

Marliton Rocha Barreto, Universidade Federal de Mato Grosso

Dr. em Entomologia. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais Humanas e Sociais. Núcleo de Estudo da Biodiversidade da Amazônia Matogrossense.

Downloads

Publicado

2012-07-30

Como Citar

1.
Dal Molin IL, Barreto MR. Ocorrência e controle de Curculionidae em Cocos nucifera L. em Sinop, Mato Grosso. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 30º de julho de 2012 [citado 19º de março de 2024];33(1):53-64. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/8420

Edição

Seção

Artigos