Prótese parcial removível com apoio em cíngulo

Autores

  • Vinicius Okano Universidade Estadual de Londrina
  • Célia Cristina Fornaziero Universidade Estadual de Londrina
  • Maurício Sella Universidade Estadual de Londrina
  • Wilson José Garbelini Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1998v19n1p37

Palavras-chave:

Prótese parcial removível, Apoio em cíngulo.

Resumo

Atualmente, compreende-se que a integridade física e eslética se conjugam num todo maior que constitui o perfil psicossomático do paciente. Baseados nessa premissa, os autores selecionaram um caso clínico, onde foi feita a reabilitação bucal do paciente através do fechamento de diastemas nos dentes antero-superiores com resina composta fOlopolil11erizável (APH-Dentsply), ajuste oclusal por desgaste e confecção de próteses parciais removíveis a grampo, superior e inferior -classe 11 de Kennedy, sendo que para a prótese superior foram realizados apoios palatinos, aumentando a região de cíngulo com resina composta visando confecção dos nic110s nos dentes ântero-superiores, enquanto que para prótese inferior foram feitos nichos incisais, devido à inclinação e volumes dentários, que contra-indicam a técnica de confecção de apoios linguais e possibilitando a comparação estética entre as duas formas de apoios.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vinicius Okano, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmico do 5° ano de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina.

Célia Cristina Fornaziero, Universidade Estadual de Londrina

Professora Auxiliar do Departamento de Anatomia, Disciplina de Neuroanatomia, Estagiária da disciplina de Prótese Dentária da Universidade Estadual de Londrina.

Maurício Sella, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto do Departamento de Odontologia Restauradora, Disciplina de Prótese Dentária da Universidade Estadual de Londrina.

Wilson José Garbelini, Universidade Estadual de Londrina

Professor Assistente do Departamento de Odontologia Restauradora, Disciplina de Prótese Dentária da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Okano V, Fornaziero CC, Sella M, Garbelini WJ. Prótese parcial removível com apoio em cíngulo. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 19º de abril de 2024];19(1):37-41. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7167

Edição

Seção

Artigos