Promoção de saúde bucal através do aleitamento materno

Autores

  • Crsitina Sayuri Nishimura Universidade Estadual de Londrina
  • Luiza Nakama Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1998v19n1p07

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Promoção de saúde bucal.

Resumo

A promoção de saúde ocupa o primeiro lugar nos níveis de prevenção. Nesse sentido, o Aleitamento Materno (AM) ajuda a tornar o ambiente favorável a uma boa saúde bucal e menos propício à instalação de doenças bucais e más oclusões. O AM parece estar ligado a menores índices de cárie dentária, impacção lingual e redução de hábitos bucais como sucção digital e uso de chupetas, além de favorecer o desenvolvimento normal do sistema estomatognático. Foram distribuídos questionários aos professores e alunos do último ano de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), bem como aos usuários (pais) abordando o AM relacionado à saúde bucal. Os resultados demonstram que, embora as razões médicas para o AM sejam amplamente aceitas, grande parte dos usuários desconhece as razões odontológicas de incentivo ao AM. Sugere-se que informações sobre o AM como fator de promoção de saúde bucal sejam sistematizadas mais adequadamente dentro das disciplinas do ensino de graduação em Odontologia.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Crsitina Sayuri Nishimura, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do 5° Ano de Graduação do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina

Luiza Nakama, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Saúde Coletiva, Professora Assistente de Odontopediatria da Universidade Estadual de Londrina - Centro de Ciências da Saúde.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Nishimura CS, Nakama L. Promoção de saúde bucal através do aleitamento materno. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 17º de abril de 2024];19(1):07-16. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7138

Edição

Seção

Artigos