Resolução de um caso de ausência bilateral de incisivos laterais superiores através de prótese adesiva indireta

Autores

  • Ana Paula Vicente Menoli Universidade Estadual de Londrina
  • Luiz Fernando Zoch Lopes Universidade Estadual de Londrina
  • Maurício Sella Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1997v18n1p98

Palavras-chave:

Prótese adesiva, Resina composta.

Resumo

Tendo por principal característica o mínimo desgaste da estrutura dental, a prótese fixa adesiva indireta está principalmente indicada quando os dentes-pilares estão íntegros ou com pequenas cáries ou restaurações, como no caso de perdas acidentais de dentes anteriores em pacientes jovens. A boa capacidade de retenção da associação ataque ácido/resina composta só vem reforçar a viabilidade desta técnica que garante ainda, uma melhor estética, l1aixo custo e inocuidade em relação aos tecidos periodontais. Neste caso, os autores confeccionaram a prótese fixa adesiva indireta conjugando meios retentivos tísicos e químicos para a reposição dos incisivos laterais superiores, estando os del1les pilares da futura prótese, hígidos. Concluímos que as vantagens desta técnica são a conservação da estrutura dental aliada a uma melhor estética, representando uma alternativa na clínica odontológica e uma opção a ser oferecida ao paciente.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Vicente Menoli, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do 5o ano de Graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Londrina.

Luiz Fernando Zoch Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Aluno do 5° Ano de Graduação do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina

Maurício Sella, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em prótese, Professor Adjunto de Prótese Dentária da Universidade Estadual de Londrina/Centro de Ciências da Saúde – CCS/UEL.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Menoli APV, Lopes LFZ, Sella M. Resolução de um caso de ausência bilateral de incisivos laterais superiores através de prótese adesiva indireta. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 18º de abril de 2024];18(1):98-102. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7136

Edição

Seção

Artigos