Avaliação do nível de conhecimento e motivação relativo à saúde bucal em duas escolas de Londrina, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1997v18n1p83Palavras-chave:
Saúde bucal, Motivação, Prevenção.Resumo
O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de campo para avaliar o nível de conhecimento e motivação relativo à saúde bucal em crianças de duas escolas da cidade de Londrina, Paraná: "Colégio Universitário" (Escola 1) e "Colégio Estadual Olympia M. de Tormenta" (Escola 2), onde foi analisada, em cada escola, a importância que as crianças davam à saúde bucal e o nivel de informações sobre a higiene e os meios de prevenção da cárie dentária. Os dados foram coletados através de questionários aplicados a 168 escolares de ambos sexos, sendo 86 de cada escola, com idade variando de 11 a 15 anos (média de idade = 12 anos). A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que o nível de conhecimento e motivação relativo à saúde bucal nas duas escolas é bom, embora houvesse algumas diferenças estatisticamente significantes entre elas. Em relação à escovação dentária, as crianças da Escola 1 apresentaram maior conhecimento e motivação que as crianças da Escola 2, resultados da orientação recebida de seus pais. Verificou-se também que, apesar de darem muito valor aos dentes, as crianças de ambas escolas ainda apresentam falta de informações quanto ao uso correto do fio dental e técnicas de escovação mais adequadas, o que justificaria a implantação de programas de saúde pública odontológica tanto nas escolas públicas quanto nas particulares.
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