Avaliação do nível de conhecimento e motivação relativo à saúde bucal em duas escolas de Londrina, Paraná

Adriana Yumi Miyazaki, Fábio J. A. R. Takushi, Mauri Reiche

Resumo


O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de campo para avaliar o nível de conhecimento e motivação relativo à saúde bucal em crianças de duas escolas da cidade de Londrina, Paraná: "Colégio Universitário" (Escola 1) e "Colégio Estadual Olympia M. de Tormenta" (Escola 2), onde foi analisada, em cada escola, a importância que as crianças davam à saúde bucal e o nivel de informações sobre a higiene e os meios de prevenção da cárie dentária. Os dados foram coletados através de questionários aplicados a 168 escolares de ambos sexos, sendo 86 de cada escola, com idade variando de 11 a 15 anos (média de idade = 12 anos). A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que o nível de conhecimento e motivação relativo à saúde bucal nas duas escolas é bom, embora houvesse algumas diferenças estatisticamente significantes entre elas. Em relação à escovação dentária, as crianças da Escola 1 apresentaram maior conhecimento e motivação que as crianças da Escola 2, resultados da orientação recebida de seus pais. Verificou-se também que, apesar de darem muito valor aos dentes, as crianças de ambas escolas ainda apresentam falta de informações quanto ao uso correto do fio dental e técnicas de escovação mais adequadas, o que justificaria a implantação de programas de saúde pública odontológica tanto nas escolas públicas quanto nas particulares.



Palavras-chave


Saúde bucal; Motivação; Prevenção.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.1997v18n1p83

Direitos autorais 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Semina: Ciênc. Biol. Saúde

email: seminabio@uel.br

Londrina - PR
ISSN Print: 1676-5435

EISSN: 1679-0367