Perfil de médicos ginecologistas/obstetras de Londrina com relação à saúde oral da gestante

Autores

  • Ana Paula Vicente Menoli Universidade Estadual de Londrina
  • Wanda T. Garbelini Frossard Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1997v18n1p34

Palavras-chave:

Gravidez, Cuidado Pré-Natal, Prevenção, Educação em Saúde Bucal.

Resumo

Esta pesquisa procura estabelecer um perfil dos médicos ginecologistas/obstetras de Londrina com relação à saúde oral de gestantes, a fim de se obter subsídios para traçar um plano de atuação integrada baseado no conceito de promoção da saúde e no contexto de saúde geral Procurou-se definir alguns dados pessoais e formação profissional e identificar procedimentos de rotina de interesse odontológico aplicados às gestantes (exame oral, encaminhamento ao cirurgião dentista, medidas utilizadas para prevenção da cárie e doença periodontal), e ainda conhecimentos acerca de questões odontológicas sobre etiologia da doença periodontal, dieta e suplementação de flúor. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas, através de questionários. Constatou-se que 90% dos médicos entrevistados relatou avaliar a cavidade oral de suas pacientes gestantes, porém somente a metade adota esse procedimento como rotina; que o controle dietético é largamente utilizado visando manutenção do peso da gestante; que a prescrição de flúor sistêmico é uma prática comum e o veículo mais indicado são os polivitamínicos; e que a maioria dos médicos afirma não ter recebido qualquer tipo de orientação sobre saúde oral em sua graduação ou pós-graduação.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Vicente Menoli, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do 5o ano de Graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Londrina.

Wanda T. Garbelini Frossard, Universidade Estadual de Londrina

Orientador: Mestre em Odontopediatria, Prof Adjunto de Odontopediatria da Universidade Estadual de Londrina/Centro de Ciências da Saúde - rua Pernambuco, 540 -Fone (043) 321-2002 - CEP 86020-070 - Londrina - Paraná.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Menoli APV, Frossard WTG. Perfil de médicos ginecologistas/obstetras de Londrina com relação à saúde oral da gestante. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 20º de abril de 2024];18(1):34-42. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7126

Edição

Seção

Artigos