Análise microbiológica de água filtrada por filtros domésticos em ambiente hospitalar

Autores

  • Emerson Danguy Cavassin Universidade Estadual de Londrina
  • Renata Aparecida Belei Universaidade Estadual de Londrina
  • Luiza Rita Pachenski
  • Camila Helen Oliveira
  • Claudia M. Dantas Carrilho Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Regina Eches Perugini Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1999v20n2p49

Palavras-chave:

Microbiologia, Água, Coliformes, Filtros de água, Bactérias mesófilas.

Resumo

A água potável tem sido descrita como reservatório de vários microrganismos. No mercado existe grande variedade de filtros domésticos, os fabricantes garantem a pureza da água processada por seus equipamentos algumas vezes de maneira equivocada. Em um ambiente hospitalar o controle da água é crucial como forma de reduzir a incidência de infecções. Com o objetivo de verificar o papel dos filtros domésticos como fonte de contaminação da água em ambiente hospitalar. foi realizado um estudo em amostras de água obtida por filtração, antes e após retrolavagem, de 26 filtros instalados em diferentes pontos do hospital, totalizando 78 culturas. Como controle foram analisadas, também, amostras de água não filtrada da rede de água do hospital, coletadas de torneiras próximas ao filtro analisado. As amostras foram avaliadas microbiologicamente através de culturas quantitativas para bactérias mesófilas e coliformes. Realizado também monitoramento dos teores de cloro. Não foi verificado qualquer contaminação nas amostras da rede e o teor de cloro se manteve em 1,5 ppm. Com relação às amostras filtradas antes e após retrolavagem não houve desenvolvimento de coliformes, entretanto, constatou-se a presença de bactérias mesófilas em 19,3% (p=0,056) em contagens que variaram de 30 a 100 UFC/ml, com teor de cloro variando de 0,0 a 1.5 ppm. Verificamos que a filtração por este método não assegura a total qualidade da água produzida, podendo ainda vir a ser uma fonte de contaminação.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emerson Danguy Cavassin, Universidade Estadual de Londrina

Microbiologista do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário Regional Norte do Paraná (HURNP).

Renata Aparecida Belei, Universaidade Estadual de Londrina

Enfermeira do SCIH -HURNP, Docente de Enfermagem UNOPAR

Luiza Rita Pachenski

Acadêmica de Enfermagem

Camila Helen Oliveira

Acadêmica de Enfermagem

Claudia M. Dantas Carrilho, Universidade Estadual de Londrina

Médica Infectologista do SCIH -HURNP, Docente

Márcia Regina Eches Perugini, Universidade Estadual de Londrina

Professora Adjunta da disciplina de Microbiologia Clínica do Departamento de Patologia Aplicada Legislação e Deontologia, do Centro de Ciências da Saúde da UEL.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Cavassin ED, Belei RA, Pachenski LR, Oliveira CH, Carrilho CMD, Perugini MRE. Análise microbiológica de água filtrada por filtros domésticos em ambiente hospitalar. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 19º de abril de 2024];20(2):49-56. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7118

Edição

Seção

Artigos