Avaliação de antimicrobianos na germinação de esporos e células vegetativas de bactérias isoladas de processos de fermentação alcoólica

Autores

  • Valmir Eduardo Alcarde Universidade de São Paulo
  • Cláudio Rosa Gallo Universidade de São Paulo
  • Antônio Joaquim de Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1996v17n2p223

Palavras-chave:

Antimicrobianos, Esporos, Bactérias, Fermentação Alcoólica.

Resumo

Uma das possíveis causas pára o aumento do nível de contaminação no caído de cana, desde a saída do decantador ate as dornas de fermentação, seria a germinação de esporos ativados pelo tratamento térmico do caldo. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade de alguns antimicrobianos utilizados cm indústrias sucro-alcooleiras na germinação de esporos bacterianos e em suas respectivas células vegetativas. Suspensões de esporos contendo 10*-10"esporos/ml de Bacillus subtilis, Bacilius coagulans, Bacillus megaterium, Bacillus brevis, Bacillus stearotherrnophilus e Sporotactobacitius sp. foram testadas. Após ativação a 80°C por 10 minutos, foram cultivados em caldo de cana e então os seguintes anti microbianos foram dosados: Virginiamicina (1,0; 2,0 e 3,0 ppm), Penicilina V Potássica (1,0; 2,Oe 3.0 ppm). Kamoran HJ (1,0; 2,0 e 3,0ppm), T&tracicíina (25,0; 50,0 e 100.0 ppm), Bactol Q (20,0; 30,0 e 40,0 ppm) e Adesoi A-207 (20,0; 30,0 e 40,0 ppm). As porcentagens de redução no número de esporos bacterianos e em suas respectivas células vegetativas foram maiores para as concentrações mais elevadas de cada antimicrobiano, sendo que todos eles apresentaram melhores resultados quando permaneceram em contato com os microrganismos durante um período de tempo de õ horas. Dos produtos testados, o que se mostrou mais eficiente para inativar esporos e células vegetativas de bactérias foi o Bactol Q, podendo ser utilizado para controlar o aumento de contaminação em caldo de cana após aquecimento e decantação.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valmir Eduardo Alcarde, Universidade de São Paulo

Engenheiro Agrônomo com Mestrado em Tecnologia de Alimentos, formado pela ESALQ/USP. Integra o Setor de Microbiologia da Fermentec S/C Ltda. Assistência Técnica em Fermentação Alcoólica.

Cláudio Rosa Gallo, Universidade de São Paulo

Biólogo com doutorado em Ciências de Alimentos. Professor Doutor do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial ESALQ/USP.

Antônio Joaquim de Oliveira, Universidade de São Paulo

Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP). Doctor of Philosophy (Ohio State University/USA). Professor Doutor do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Alcarde VE, Gallo CR, Oliveira AJ de. Avaliação de antimicrobianos na germinação de esporos e células vegetativas de bactérias isoladas de processos de fermentação alcoólica. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 19º de abril de 2024];17(2):223-9. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7086

Edição

Seção

Artigos