A pesquisa científica e as funções da Universidade

Autores

  • José Vitor Jankevicius Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1995v16n2p328

Palavras-chave:

Pesquisa, Universidade, Política científica, Ensino superior.

Resumo

Com a globalização da economia, estão surgindo questionamentos quanto ao papel da Universidade no desenvolvimento econômico e social da comunidade, o que está provocando reflexões e discussões sobre as funções da Universidade na sociedade. A Universidade apresenta três funções regimentais: ensino, pesquisa e extensão. O ensino, a nível superior, é função privativa e única responsabilidade social exclusiva da Universidade (e outras instituições de ensino superior), enquanto pesquisa e extensão são compartilhadas com várias outras instituições com estas funções específicas. Na Universidade, as atividades de pesquisa têm uma função importante no desempenho do docente e na formação dos alunos, tentando reduzir a distância entre o que é ensinado e a tonteira de conhecimento, sendo atividade acadêmica essencial para o bom desempenho da função privativa de ensino. Em relação à extensão, ela também representa papel primordial na formação do aluno. Nesta questão de participação da Universidade no desenvolvimento científico e tecnológico da comunidade, ela não pode perder de vista seu objetivo primordial e privativo, que é o ensino, desviando-se de sua atividade fim.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Vitor Jankevicius, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Patologia Geral/CCB, Universidade Estadual de Londrina, Ex-diretor de Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Jankevicius JV. A pesquisa científica e as funções da Universidade. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 29º de março de 2024];16(2):328-30. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7056

Edição

Seção

Artigos