Desnutrição e comportamento: um ensaio sobre o modelo de isolamento funcional

Autores

  • Ari Bassi do Nascimento Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1994v15n2p188

Palavras-chave:

Desnutrição, Modelos de desnutrição, Isolamento.

Resumo

A avaliação da citologia da desnutrição calórico-protéica tem mostrado que ela é multifatorial, tendo como base a pobreza e as deficiências nutricionais corno fatores mais graves. A partir desta definição, a discussão a seguir procurou enfocar o fenômeno da desnutrição dentro de aspectos sociais c sob o ponto de vista dos modelos teóricos. Há vários modelos que tentam dar conta da desnutrição, quer seja sob o aspecto da causação, ou da experimentação ou ainda da profilaxia desta condição. Todavia, o modulo do isolamento funcional parece ser o mais polemico dentre elos quando considera que os déficits de ajustamento apresentados por um organismo desnutrido não são conseqüências da desnutrição, mas sim conseqüências da maneira que o animal enfrenta a situação ambiental frente ao prejuízo nutricional. O modelo não considera os efeitos da desnutrição como respostas patológicas, mas como um conjunto de respostas fisiológicas e comportamentais bem organizados que otimiza as chances do organismo sobrevivei. Entretanto, o modelo apresenta deficiências conceituais na medida em que induz facilmente no leitor a noção de propósito. Esta noção surge no momento cm que o modelo prevê que este conjunto de resposta passa a ser uma "estratégia" que garante a sobrevivência do organismo. Além desta dificuldade, várias outras questões de natureza tautológica relacionadas ao modelo são discutidas e uma nova forma de isolamento funcional é proposta no final do trabalho. Durante o desenvolvimento desta ideia o leitor poderá notar que a variável experimental manipulada será a temperatura e não a restrição de dietas.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ari Bassi do Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento – Centro de Ciências da Saúde – Universidade Estadual de Londrina – CCB/UEL.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Nascimento AB do. Desnutrição e comportamento: um ensaio sobre o modelo de isolamento funcional. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 19º de abril de 2024];15(2):188-92. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7016

Edição

Seção

Artigos